| Ver todas Notícias
Tradução
Diva - Biografia

Diva nasceu na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, arquipélago de Cabo Verde. Assumindo com convicção a cabo-verdianidade, afirma que cantando, pinta os traços da sua alma e a música torna-se a tela que oferece a todo o mundo.

Diva consegue misturar músicas de diferentes paragens, mas o seu repertório é dominado pela música cabo-verdiana, onde a Morna, a Coladeira e outros ritmos de Cabo-Verde fazem valer.

Em meados dos anos 90 faz a sua primeira actuação em público em Portugal. Pouco tempo depois, passou a actuar com frequência em Cabo Verde, designadamente em pubs, festivais e salas de espectáculo, tendo vindo a conquistar o público com a sua voz forte, grave e até um pouco rouca.

Desde então, já cantou em muitos palcos de cidades pelo mundo:

-Portugal (vários concertos) - nas cidades do Porto e de Lisboa;

-Itália - em Roma, Montemurlo, Leschia e Montescusdaio, no âmbito do “Festival Sete Sóis, Sete Luas”;

-Brasil (vários concertos) -  em Fortaleza, Iguaçu, São Paulo e Rio de Janeiro,

-América do Norte -  em Boston, Providence, New Bedford, Los Angeles,  no estado da Florida, Ney York, New Orleans.

Angola - Luanda

Distinguida nas edições de 2005 e de 2007, da Gala “Nôs Música”, em Mindelo, com o prémio Cesária Évora para a melhor voz feminina.

Em Dezembro de 2010 cumpre o prometido, produz e lança o 1º CD com o título “Palco d’ Vida”, tendo na Direcção Musical outro novel virtuoso das artes musicais em Cabo Verde, Hernâni Almeida. O álbum de 12 faixas traz o sabor das músicas tradicionais das ilhas, com algum tempero de ritmos de outras paragens, cantadas de acordo com a sua maneira muito própria de sentir. Assim, voltou aos vários Palcos que passou, para fazer o lançamento .

Depois de ter arrecadado dois dos melhores prémios da música numa Gala de Mindelo 2011, Melhor CD e Melhor Música do ano, também foi nomeada em 3 categorias no Cabo Verde Music Award, Melhor Voz Femenina e Melhores Músicas na versão Coladeira e Funaná.

Em 2012, foi selecionada de entre muitos cantores, a melhor voz para estar no Festival “Le Kollatier”

Em 2013, no Mercado da Musica AME.CV, foi selecionada para cantar num Festival de New Orleans_ E.U.A

Continua a cantar pelos palcos do mundo e já está em preparação o próximo álbum.

Em destaque

A Praça no Facebook













Praça das Flores - Edição Discográfica


Na Praça das Flores fazemos edição física e digital de vários discos de edição própria ou de acordos que temos com outras editoras. Veja a lista de discos disponíveis aqui.

Agenda
Newsletter